Atividades

Atividades a Implementar

Para a concretização da implementação do plano ação para o setor AEC, o FoC estabeleceu um conjunto de quatro atividades a implementar, que visam cumprir os objetivos operacionais definidos e impulsionar o desenvolvimento e qualificação do setor AEC.

A1.DIGITALIZAR

Estratégia para a transformação digital do setor AEC

Tem como objetivo implementar o plano estratégico e o desenvolvimento de ferramentas de apoio à digitalização das PMEs, contribuindo para a incorporação de tecnologias avançadas na atividade das PME’s e promover a digitalização do setor AEC, através da definição de linhas estratégicas e da articulação com um conjunto de ferramentas, que promovem um ambiente colaborativo para a cadeia de valor da construção.

Iniciativa a implementar:

  • Definição de Plano Estratégico para a transformação digital do setor AEC

A2.Transformar

Incentivo à investigação, desenvolvimento e inovação

Tem como objetivo fomentar as atividades de I&D e inovação das PME’s, para a criação de soluções disruptivas no setor AEC, através de um conjunto de iniciativas que contribuam para a transferência de conhecimento numa comunidade interdisciplinar reunindo os esforços do meio académico, instituições de investigação, indústria e utilizadores finais, com vista à criação de valor e ao aumento da qualificação, da competitividade e da produtividade do setor.

Iniciativas a implementar:

  • Roteiro setorial para a I&D
  • Lançamento do fundo de I&D dedicado às micro e PME’s do setor AEC de base tecnológica – ContechFund

A3.Preservar

Promoção da neutralidade carbónica e economia circular

Tem o objetivo de promover a adaptação e transformação de processos e procedimentos nas PMEs do setor, no sentido de dar resposta à preocupação crescente com as questões ambientais da atualidade, em linha com as prioridades e objetivos do PNEC 2030 e do RNC 2050. O foco é a descarbonização, área na qual se pretende induzir alterações comportamentais e qualificar as PME’s.

Iniciativas a implementar:

  • Produção do Guia Metodológico “Carbon Handprint” para o sector AEC
  • Definição de Agenda setorial para a neutralidade carbónica e economia circular

A4.Qualificar

Revisão das categorias profissionais do setor e certificação de competências

Tem como objetivo a qualificação do setor AEC através da revisão e dinamização das profissões e categorias profissionais, para possibilitar recursos humanos motivados e qualificados em áreas prioritárias para o desenvolvimento no âmbito nacional e internacional.

Iniciativas a implementar:

  • Estudo de revisão das profissões e categorias profissionais do setor
  • Desenvolvimento de plataforma colaborativa setorial para a empregabilidade – GoConstruct.PT
  • Constituição de Organismos de Normalização Setorial – ONS’s
  • Estudo, transposição e divulgação de normas internacionais